Líderes no tratamento
de deformidades
cranianas com a
ortótese STARband®
O que é a
Deformidade Craniana?
Define-se deformidade craniana como sendo uma alteração do formato do crânio em crescimento, podendo ser caracterizada na maioria dos casos por uma zona de achatamento na região posterior do crânio, que pode ser mais centralizada (Braquicefalia) ou lateralizada (Plagiocefalia).
O diagnóstico de deformidades cranianas tem vindo a aumentar nos últimos 30 anos, em grande parte devido às guidelines da Academia Americana de Pediatria. Estas recomendam que a posição que o bebé deve adotar durante o sono é de decúbito dorsal (de barriga para cima), definindo ser a posição mais segura para o bebé nos primeiros meses de vida.
Quais as causas?
São vários os fatores que desencadeiam o aparecimento destas deformidades. Independentemente destes, a causa baseia-se na densidade óssea craniana de um bebé recém-nascido ser baixa. Como o crânio é mais maleável, torna-se mais suscetível a forças externas, como o posicionamento na cama e na cadeira de bebé. Outros fatores que podem facilitar o aparecimento de deformidades cranianas:
• Área restrita intrauterina e partos múltiplos;
• Nascimento prematuro;
• Distúrbio ou fraqueza dos músculos do pescoço (torcicolo);
• Hipotonicidade muscular;
• Parto auxiliado com instrumentos.
Que tipos de
deformidades existem?
Existem vários tipos de deformidades cranianas, podendo variar no seu formato e a sua severidade. Deformidades assimétricas mostram ser mais comum que deformidades simétricas:
Como detetar a presença de uma deformidade?
Um diagnóstico de uma deformidade varia muito de bebé para bebé.
Recomenda-se a consulta de um Neurocirurgião para excluir doenças que possam causar um formato assimétrico do crânio e que não sejam recomendadas para um tratamento com ortóteses de remodelação craniana.
Um formato irregular da cabeça do bebé suscita sempre muitas dúvidas.
O que é a STARband?
A STARband® é uma ortótese de remodelação craniana fabricada pela empresa Orthomerica® que pode empregar vários designs, sendo que o mais comum corresponde a uma estrutura em termoplástico externa com uma abertura lateral que tem um sistema de aperto com fivela e velcro. Internamente, a ortótese de remodelação craniana é revestida com um forro de espuma espesso e macio.
Se, após a aplicação das primeiras medidas de tratamento, a deformidade craniana se mantiver, entre os 4-5 meses de idade, é proposto a aplicação de uma ortótese de remodelação craniana.
Como funciona?
Esta ortótese não tem como objetivo fazer qualquer tipo de compressão craniana. Pelo contrário, os capacetes executam a contenção do crescimento em zonas mais desenvolvidas ou “hot spots”, de modo a estagnar o crescimento destas áreas. Em conjunto com esta contenção, existe a presença de espaço em zonas onde há achatamento ósseo, ou “low spots”, estimulando o crescimento do crânio nestas áreas ainda por desenvolver.
O uso da STARband® é recomendado dos os 4 aos 18 meses de idade, com um tempo de utilização diário de 23 horas com 1 hora de pausa, utilizada para dar banho ao bebé e fazer a higienização do capacete.
600.000+
Bebés tratados com sucesso com a ortótese STARband® em todo o mundo
98%
Como é o Programa de Tratamento?
1. Primeiro Contacto
Inicialmente, fazemos a marcação da consulta de avaliação e aquisição de dados para o pedido da ortótese craniana. Neste contacto gostamos sempre de esclarecer dúvidas que tenham relativamente a todo o processo do tratamento.
2. Primeira Visita
O Ortoprotésico executa uma avaliação do bebé, recolhendo o historial clínico, bem como medições e scanners para a fabricação da ortótese. O scanner utilizado, seja STARscanner® ou SmartSoc®, é responsável pela recolha de imagens, de modo a criar um molde virtual 3D do crânio do bebé, que é fundamental para a avaliação do formato craniano e para a fabricação do capacete.
3. Escolha do Design
É possível personalizar a ortótese do seu bebé com cores ou papéis de transferência.
4. Visitas de Acompanhamento
Após a colocação da ortótese e dado o crescimento contínuo do bebé, são necessárias consultas de acompanhamento de modo a garantir um ajuste otimizado da ortótese. Estas consultas ocorrem com uma periodicidade de 15 a 20 dias, excetuando a primeira visita que acontece 8 a 10 dias após a colocação.
5. Tempo de Tratamento
Idealmente e de forma a reduzir a duração do tratamento, a STARband® deve ser colocada entre os 4 e os 6 meses de idade, uma vez que este intervalo de tempo inclui várias fases de crescimento do bebé. De um modo geral, o tratamento tem uma duração de quatro a cinco meses. Contudo, colocações mais tardias ou casos mais severos, poderão necessitar de tratamentos mais prolongados.
Como se processa o Scanner 3D?
Nos últimos 23 anos, o STARscanner® tem sido o líder entre as tecnologias de scanner para recém-nascidos com deformidades cranianas, uma vez que foi especificamente desenvolvido para satisfazer as necessidades desta população. Os scanners cranianos para bebés têm de ser seguros, precisos e rápidos para captar os dados necessários para a fabricação da Ortótese Craniana STARband®.
O scanner SmartSoc® foi desenvolvido mais tardiamente, de modo a aumentar a portabilidade e alargar o acesso aos cuidados de saúde para pacientes em várias áreas geográficas.
Os profissionais de saúde utilizam estas duas tecnologias para melhorar a eficiência clínica e a precisão dos dados tridimensionais, além de otimizar os resultados clínicos.
• A recolha de imagens 3D não invasiva permite substituir o tradicional processo de moldagem em gesso.
• Estes dois processos de recolha de imagens 3D são simples e rápidos e não têm qualquer impacto na saúde do bebé.
• Ambos os sistemas são capazes de gerar relatórios antropométricos que estabelecem medições base e relatórios comparativos independentemente do método de tratamento utilizado (fisioterapia, técnicas de reposicionamento, osteopatia e utilização da ortótese STARband®).
• O STARscanner® é o sistema de aquisição de dados mais completo com software especificamente concebido para documentar com segurança a medição do formato do crânio e as alterações de simetria desde o início até ao fim do tratamento.
Perguntas Frequentes
Estudos recentes mostram que quase um em cada dois bebés desenvolvem algum nível de plagiocefalia, sendo que um em cada dez com um grau suficientemente grave para que os especialistas recomendem o tratamento da deformidade com uma ortótese craniana.
Nos últimos 30 anos, tanto a incidência como a gravidade da plagiocefalia aumentaram significativamente. A população adulta atual vem de uma época em que a incidência da plagiocefalia era muito menor, não só porque os bebés eram normalmente adormecidos de barriga para baixo, como também porque as cadeiras de automóvel e as alcofas não eram utilizados com tanta frequência. Estudos de investigação recentes demonstraram que, atualmente, um bebé de 2 meses passa metade do tempo deitado de barriga para cima.
Colocar o bebé a dormir de barriga para cima pode salvar a sua vida! De acordo com um estudo da Academia Americana de Pediatras, esta mudança na posição de dormir reduziu a incidência da Síndrome de Morte Súbita no Lactente em mais de metade!
A melhor maneira de saber se o seu bebé necessita de uma ortótese craniana é marcar consulta com um especialista na área de Neurocirurgia. O Neurocirurgião em questão analisará o formato da cabeça do seu bebé e despistará algumas patologias que possam impedir a imediata colocação da ortótese.
A idade ideal para iniciar o tratamento com a STARband® é entre os 4 e os 5 meses de idade.
Aos 18 meses. A partir desta idade, a densidade e a maleabilidade do osso craniano já não permitem a correção de qualquer tipo de deformidade craniana.
A adoção de práticas simples em casa, como colocar o bebé de barriga para baixo com supervisão e outras técnicas de reposicionamento, previnem e melhoram as deformidades cranianas até aos quatro meses de idade. Também a Osteopatia se tem revelado eficaz na redução parcial ou, em alguns casos, na correção completa das deformidades nos primeiros meses.
Não. Independentemente das recomendações dadas pelo Ortoprotésico, os pais podem inicialmente utilizar os nossos sistemas de recolha de imagens 3D para acompanharem a evolução da deformidade craniana do bebé com outros métodos de tratamento.
A ortótese está a ser colocada no bebé dez a catorze dias após a primeira consulta de avaliação.
Existe sempre um período de adaptação ao uso da ortótese. De um modo geral, os bebés tendem a manter o mesmo período de sono após uma semana de uso.
Não é possível estabelecer uma relação entre o desenvolvimento motor do bebé e a utilização da STARband®, uma vez que não podemos saber como o crescimento do bebé ocorreria sem o uso da ortótese. O uso da STARband® não condiciona a mobilidade da cabeça do bebé nem impede o seu desenvolvimento muscular.
O tratamento com a ortótese pode durar, em média, quatro a cinco meses. O tempo de tratamento depende sempre da idade do bebé, da gravidade da deformidade e do rigor seguido em todas as recomendações de utilização da STARband®.
A STARband® tem de ser utilizada o maior período de tempo possível para um resultado mais eficaz. A ortótese pode ser retirada durante uma hora para cuidados de banho e higiene. Contudo, poderão sempre existir alterações no tempo de uso sem comprometer o sucesso do tratamento.
Dependendo da taxa de crescimento do seu bebé, a STARband® poderá ter de ser ajustada de duas em duas ou de três em três semanas.
Sim, são estritamente necessárias. A ortótese deve ser ajustada regularmente para acompanhar o crescimento do seu bebé e otimizar o resultado do tratamento. Desta forma, conseguimos garantir que a STARband® está sempre bem adaptada e a exercer a sua função corretamente.
A nossa equipa de Ortoprotésicos está sempre disponível para responder a qualquer questão relacionada com o tratamento ou com a adaptação do seu bebé à ortótese, através de uma simples mensagem ou telefonema. O permanente contato com os pais permite-nos um acompanhamento constante ao longo de todo o tratamento.